TROFÉU SERIEMA Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente Idéias que constroem o futuro!

Esfoliante Natural com Propriedades Antioxidantes Elaborado a Partir de Rejeito da Agroindústria da Goiaba

Modalidade: Inovação
Classificação: 1º Colocação
Autor(es): Henner Menezes (Facinatus Cosméticos), Paulo Vargas (SENAI), Karolline Fernandes Siqueira (SENAI), Edemilson Cardoso da Conseição, Nathalia Pedroso Barbosa Toniolo.

Atualmente, um dos principais entraves ao desenvolvimento da indústria de processamento de frutas em diversas partes do mundo está associado à quantidade significativa de resíduos que são gerados. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um processo tecnológico para o tratamento e beneficiamento dos rejeitos da agroindústria do processamento da goiaba para que estes possam ser reutilizados como matéria-prima para a indústria de higiene pessoal,
perfumaria e cosméticos. A partir desta tecnologia foi desenvolvido um esfoliante natural utilizando como partículas responsáveis pelo processo esfoliação da pele o rejeito da agroindústria do processamento da goiaba. O produto desenvolvido buscou ações de preservação diminuindo a eliminação indiscriminada de rejeitos, recuperação por meio do reaproveitamento de uma matéria-prima, defesa e conservação do meio ambiente tanto no processamento da goiaba quanto na diminuição do uso de plásticos como esfoliantes e como consequência a melhoria da qualidade de vida oferecendo produto com esfoliação 100% natural e nutritiva, estimulando, assim, a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Realização

Apoio Institucional